DESAFIE-SE. Torne-se um Avaliador de Asssessment/Development Center Certificado!

    A área de gestão de pessoas afigura-se um desafio e, como todos eles, a energia que é direcionada de modo obstinado em prol de um objetivo converte-se em felicidade e motivação quando o atingimos.

    Na função de gerir pessoas é relevante saber avaliar para, a posteriori, conseguir desenvolvê-las no caminho certo e em função da estratégia organizacional. Com efeito, disponibilizamos “ferramentas” para avaliação e desenvolvimento de competências.

    Eis o desafio que (em conjunto) lhe propomos: torne-se um Avaliador de Assessment/Development Center Certificado!

    Estamos a fazer integrações neste curso de acordo com o seu horário e disponibilidade, convidámo-lo a ser mais conhecedor acerca desta metodologia!

    COMPETÊNCIAS DE AVALIADOR

    • O que é um centro de avaliação?
    • Questões-chave;
    • Background;
    • Centros de avaliação vs Centros de desenvolvimento;
    • Processo de avaliação comportamental;
    • Logística do centro e dicas para o avaliador.

    Desenho E GESTÃO DE CENTRO

    • Apresentar e defender um Centro de Avaliação (CA) ou um Centro de Desenvolvimento (CD) de Competências;
    • Seleccionar os exercícios apropriados;
    • Editar e elaborar exercícios;
    • Mecanismos de Avaliação;
    • Formação e treino de Avaliadores;
    • Planear CA/CD;
    • Aplicar CA/CD;
    • Apoiar os avaliadores e efectuar o controlo de qualidade metodológico;
    • Conduzir um debate de Avaliação (wash-up);
    • Experimentação e teste;
    • Justeza na selecção;
    • Validação dos resultados;
    • Últimos desenvolvimentos.

    Desenho DE COMPETÊNCIAS

    • Apresentação de competências;
    • Técnicas de análise de função;
    • Prática de técnicas de análise de função;
    • Comportamentos codificados;
    • Desenho de Competências;
    • Criação de um modelo de competências;
    • Avaliação de Competências;
    • Lançar um Modelo de Competências.

    COMPETÊNCIAS DE FEEDBACK

    • O que é o feedback?
    • Características de um feedback eficiente;
    • Feedback pessoal;
    • Desafiar destinatários;
    • Feedback escrito;
    • Feedback telefónico;
    • Feedback a terceiros;
    • Política de feedback.
    Publicado em: 
    26. Fevereiro 2015

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...