6 Mitos e verdades sobre o recrutamento e o que os candidatos querem

     

    Os candidatos só se importam com o dinheiro.

    Verdade: Embora o salário seja um fator importante na decisão de aceitar um emprego, muitos candidatos também valorizam a cultura da empresa, oportunidades de desenvolvimento profissional, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, benefícios e outros fatores além do salário.

     

    Os candidatos só se importam com empresas grandes e conhecidas.

    Verdade: Embora as empresas grandes e conhecidas possam ser atraentes para alguns candidatos, muitos também valorizam empresas menores e startups com culturas inovadoras e oportunidades de crescimento.

     

    O processo de recrutamento é sempre justo e imparcial.

    Verdade: Infelizmente, o processo de recrutamento pode ser afetado por preconceitos inconscientes e discriminação. É importante que as empresas adotem práticas justas e imparciais de recrutamento e seleção, incluindo a diversificação da sua força de trabalho.

     

    Os candidatos só se importam com a oferta de emprego atual.

    Verdade: Os candidatos também estão preocupados com o futuro e oportunidades de desenvolvimento profissional na empresa. É importante que as empresas ofereçam oportunidades de crescimento e desenvolvimento para os seus colaboradores.

     

    Os candidatos só querem trabalhar em tempo integral.

    Verdade: Muitos candidatos valorizam a flexibilidade no trabalho, incluindo opções de trabalho remoto, metade do tempo ou freelancer. É importante que as empresas ofereçam opções flexíveis para atrair e reter talentos.

     

    Existem vários mitos e verdades sobre o recrutamento e o que os candidatos querem. É importante que as empresas estejam cientes desses fatores e adotem práticas justas e imparciais de recrutamento e seleção para atrair e reter talentos qualificados.

    Publicado em: 
    22. Março 2023

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...