Conhecimentos, Habilidades e Atitudes

    Conhecimentos, Habilidades e Atitudes

    No mundo atual, é notória a necessidade e mais-valias da educação pessoal. Um indivíduo investe nas suas qualificações de forma a ser mais competitivo no mercado de trabalho e a conseguir executar as suas funções profissionais mais eficientemente. Mas apenas mais recentemente se foi desenvolvendo a mesma mentalidade no que toca às organizações. Cada vez mais, não só é relevante cada pessoa individual aprender e desenvolver as suas capacidades, como também as pessoas coletivas desenvolverem métodos e estratégias para atingirem o seu potencial.

    Marcas como a Pro Unicenter focam-se nas organizações como um todo, reconhecendo que o sucesso resulta de encontrar as pessoas cujas competências e valores encaixem em cada contexto profissional, dar-lhes as ferramentas para estarem em constante evolução, e ao mesmo tempo analisar de que maneira estes indivíduos interagem dentro da própria organização e como se ajustam às suas funções.

    Comparando com métodos de gestão mais tradicionais, a maior diferença é a análise das competências ideais para a melhor execução das tarefas, e não apenas dos resultados. No fundo, é olhar para o caminho que se quer percorrer, para além de onde se quer chegar. No entanto, os conhecimentos, habilidades e atitudes destes indivíduos não podem ser analisados de forma isolada, visto que estão encaixados num contexto que necessita que se relacionem com os conhecimentos, habilidades e atitudes dos demais colaboradores.

    A organização é composta por todos os indivíduos que para ela contribuem a cada momento, pelo que os fatores de sucesso não estão apenas relacionados com os resultados individuais de cada um, mas pela influência recíproca entre as capacidades de todos os seus elementos. Isto significa que a questão essencial é de que maneira os valores, motivação e comportamentos de cada pessoa se relacionam com os processos e necessidades da empresa como um todo.

    O foco torna-se, então, em identificar os possíveis meios de ação da organização para colmatar o hiato entre o objetivo e a capacidade atual. A ênfase é reforçada no desenvolvimento das competências essenciais a cada função e no seu enquadramento na organização como um todo, significando que existe uma adaptação de cada colaborador aos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o sucesso individual e coletivo.

     

    Tomás Ribeiro

    Publicado em: 
    1. Abril 2021

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