Estratégias que pode usar em processos de recrutamento, as vantagens e desvantagens

    Estratégia

    Vantagens

    Desvantagens

    Divulgação em redes sociais

    Alcance amplo e rápido; Baixo custo; Possibilidade de segmentar o público-alvo; Maior visibilidade da empresa.

    Exposição a comentários negativos; Dificuldade em avaliar a qualidade dos candidatos; Possibilidade de falta de profissionalismo.

    Participação em feiras de emprego

    Possibilidade de contato direto com os candidatos; Oportunidade de apresentar a empresa de forma mais abrangente; Maior visibilidade da empresa.

    Alto custo de participação; Limitação geográfica; Exposição a concorrentes.

    Parcerias com universidades e escolas técnicas

    Acesso a candidatos com habilidades específicas; Oportunidade de apresentar a empresa e a vaga para um público altamente qualificado; Possibilidade de contratação de estagiários e trainees.

    Limitação geográfica; Processo de recrutamento pode ser longo e burocrático; Possibilidade de falta de experiência dos candidatos.

    Utilização de plataformas de recrutamento online

    Ampliação do alcance da divulgação; Facilidade em gerir o processo de recrutamento; Maior eficiência na triagem dos candidatos; Possibilidade de avaliação de candidatos de outras localidades.

    Possibilidade de alto volume de candidatos não qualificados; Baixa taxa de resposta dos candidatos; Dificuldade em avaliar a qualidade dos candidatos.

    Contratação de headhunters

    Acesso a candidatos altamente qualificados; Redução do tempo necessário para encontrar um candidato qualificado; Possibilidade de contratação de profissionais que não estão ativamente á procura de emprego.

    Alto custo do serviço; Possibilidade de falta de conhecimento sobre a cultura da empresa; Risco de contratar um candidato que não se encaixa na cultura da empresa.

    Publicado em: 
    14. Março 2023

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...