A Gestão de Competências no “corredor do poder”

    A sociedade Global em que vivemos torna-nos cada vez mais iguais e cada vez mais diferentes…Iguais, porque todos nos cruzamos no mesmo caminho e diferentes porque as relações sociais são cada vez mais virtuais e menos mergulhadas em emoções reais.

    Começamos na creche e vamos percorrendo os longos corredores da “instrução” até sermos “doutores”, mas, quando lá chegamos percebemos que temos que continuar o caminho porque afinal de contas ser só “doutor” não chega é preciso ser mestre ou doutorado, e, durante anos vamos seguindo as “setas” impostas pelos modelos sócio-económicos. O mercado de trabalho vai criando novas exigências e nós vamo-nos moldando a elas, “ser competitivo”, eis a palavra de ordem! Mais tarde, quando olhamos em redor, temos todos a mesma “massa”. Mas encaixaremos todos na mesma forma?

    Quando fazemos Recrutamento & Selecção deparamo-nos com perfis muito idênticos ao nível da formação académica ou profissional, com percursos profissionais genericamente sem muitas oscilações uns dos outros, pelo menos nos primeiros anos, e percebemos que, só as competências pessoais se tornam distintivas e permitem avaliar, não o que cada um tem para dar mas, o que cada um pode dar e ser numa organização. As empresas preocupam-se hoje com perfis pessoais capazes de antecipar problemas, prever a concorrência, surpreender o mercado e encarar a mudança com naturalidade.

    Nenhuma empresa quer os seus recursos humanos presos a um conjunto de saberes técnicos e a fazer jus a um pensamento vertical bloqueador de estímulos internos e externos, que em nada serve de proveito aos sistemas de gestão em vigor, criativos e em constante transformação. Avaliar e Desenvolver as competências pessoais dos indivíduos é um requisito cada vez mais ao serviço de quem gere empresas.

    Se o presente e a conjuntura não permitem falhas e querem gente hábil e veloz a pensar e a agir, no futuro não haverá mesmo espaço para erros, e apostar nas pessoas e nas suas competências é um sinal de desenvolvimento e sucesso.

    Porque o agora já poderá não ser o depois, teremos que nos preocupar em cimentar o espólio individual e natural de cada um, falar em reter e atrair talento não chega, é necessário descobrir eficazmente talento.

    Gerir por competências é dar uma oportunidade a todos, porque todos as têm, o necessário é conhecê-las, desenvolvê-las para colocá-las no lugar certo!

    Filipa Pires
    Human Resource Manager

    Publicado em: 
    22. Junho 2011

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...