Saber gerir com Inteligência “Emocional”!

    Pro Unicenter - Complete a bagagem A forma como as pessoas lidam com as suas emoções em contexto de trabalho, atendendo às crescentes exigências colocadas às mesmas (p.e., pressões de tempo, polivalência de tarefas), advindas de um mercado cada vez mais competitivo, produz um efeito direto no seu Desempenho: Negativo tal como stress e burnout, Positivo tal como satisfação e motivação.

    Por conseguinte, o modo como as pessoas percepcionam, usam, compreendem e gerem as emoções (Inteligência Emocional), determina o grau de ajustamento à cultura organizacional e de adaptação às exigências emocionais da sua profissão.

    Efetivamente, todas as organizações, de acordo com a especificidade das funções e área de atuação, estabelecem regras, mais ou menos explícitas, de expressividade emocional. Assim, por exemplo, um cobrador terá de ser mais contido na expressão das emoções, ao invés, um comercial deverá ser empático e exibir emoções positivas para os seus interlocutores, criando nestes sentimentos de confiança e de expetativas positivas.

    A capacidade de o colaborador conseguir interiorizar as emoções requeridas nas interações estabelecidas, influenciam o seu bem-estar e o superior desempenho da função – aumentando índices de produtividade e sentimento de identidade com a organização/função.

    O treino destas competências emocionais deve ser feito de acordo com a cultura organizacional e de acordo com as exigências emocionais da função (atendendo à especificidade da mesma).

    Neste sentido, a Pro Unicenter lança um programa de Coaching inovador direccionado para o desenvolvimento das competências de Inteligência Emocional das pessoas!

    Pro Unicenter

    Publicado em: 
    26. Junho 2012

    A evolução das exigências do mercado recrutador que passam, crescentemente, a centrar-se na avaliação da capacidade de um recrutado vir a desempenhar a função para a qual será escolhido, de acordo com os parâmetros comportamentais e de competências que as empresas recrutadoras definem e o mercado de trabalho exige, levaram a Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Economia e Gestão a desenvolver e implementar no seu pólo do Porto um gabinete para trabalhar as competências pessoais dos seus alunos, chamado PIC (Portfólio...